O programa de gerenciamento de riscos, que também é conhecido pela sigla PGR, pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas de prevenção cujo principal objetivo consiste em garantir condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis aos colaboradores de uma empresa, indústria ou comércio.
Para que o PGR seja válido, deve apresentar, no mínimo, dois documentos: o Inventário de Riscos Ocupacionais, que mostra as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos - o qual tem como objetivo estabelecer a necessidade de medidas de prevenção - e o Plano de Ação, no qual são determinadas as medidas de prevenção que serão adotadas, aprimoradas ou mantidas, com foco em reduzir e/ou controlar os riscos ocupacionais.
Como montar um programa de gerenciamento de riscos?
Ao contrário do que muitos pensam, o PGR consiste em uma obrigação prevista na NR (Norma Regulamentadora) 1. Diante deste cenário, todas as empresas que contam com funcionários contratados pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) precisam elaborar os documentos.
Para que o processo não seja complexo, a principal recomendação é que a empresa conte com a expertise de profissionais qualificados para a execução das funções. Este é o caso, por exemplo, da equipe da VIDALCLIN MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO, que atende clientes em toda a região Sudeste do Brasil.
A marca, que está consolidada no mercado, tem como principal especialidade o desenvolvimento de soluções em saúde e segurança do trabalho voltadas a todos os segmentos. Com clínicas completas, além de unidades de atendimento móvel, oferece uma experiência única a empregadores e colaboradores. Conheça!