A realização de exames periódicos é fundamental para garantir a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos. Dessa forma, a principal recomendação é que estes procedimentos aconteçam com frequência, especialmente no que se refere aos exames ocupacionais.
A coleta de exames, de maneira geral, tem como principal objetivo orientar as pessoas - que, na maioria dos casos, são colaboradoras de uma empresa -, sobretudo no que se refere ao diagnóstico e ao tratamento de doenças e a problemas de saúde. Em indústrias, por exemplo, os exames têm, ainda, a função de monitorar a saúde dos funcionários expostos aos riscos, que podem ser químicos, físico, biológicos e/ou ergonômicos.
Por que realizar os exames periódicos?
Ao contrário do que muitos pensam, a execução dos exames é dever da empresa responsável pela contratação do funcionário e manutenção do mesmo no quadro de registro. Isso se deve, sobretudo, ao fato de que o empregador deve, a todo momento, estar atento às condições de trabalho e de saúde de seus colaboradores, uma vez que este é um direito previsto na Legislação.
Os resultados obtidos pelos exames periódicos, em linhas gerais, podem atestar a saúde ou, ainda, a inaptidão dos trabalhadores para atuar em determinadas funções dentro de uma empresa ou indústria. Neste caso, o colaborador deve receber todas as instruções e orientações necessárias para que possa realizar o devido acompanhamento.
Para que sua empresa possa oferecer exames de qualidade aos seus funcionários, você precisa contar com uma marca referência no mercado, como a VIDALCLIN MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO, que está consolidada no mercado e oferece atendimento em unidades móveis. Conheça!