Os exames pcmso (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) são fundamentais para garantir a integridade física do trabalhador em vários momentos, como na admissão, durante todo o contrato de trabalho e no momento do desligamento, porém, para solicitá-los e realizá-los, é importante conhecer o ambiente, riscos e atividades do trabalhador. Por isso, contar com uma empresa especializada em medicina e segurança do trabalho para os exames pcmso é muito vantajoso.
Os exames pcmso são uma das exigências da legislação trabalhista. Eles visam prevenir doenças e acidentes de trabalho e variam de acordo com as atividades exercidas e o ambiente de trabalho, mas todos devem ser feitos por um médico especializado em medicina ocupacional para ter validade e basicamente são:
- exame admissional — realizado antes que o trabalhador inicie as suas atividades na empresa e visa avaliar seu estado de saúde e sua aptidão ao trabalho;
- periódico — para identificar e acompanhar doenças ocupacionais;
- mudança de função ou mudança de risco ocupacional: realizado quando o colaborador muda de função ou risco ambiental de exposição.
- retorno ao trabalho: Deve ser realizado após a alta médica previdenciária que se dá através de perícia médica.
demissional — quando há desligamento do colaborador, independentemente do motivo. Se houver alterações que sugiram agravos à saúde do colaborador, a empresa contratante deverá pagar indenização determinada pela Justiça.
Saiba mais sobre os exames pcmso
Na VIDALCLIN MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO, você encontra a solução que busca ao se tratar de saúde e segurança do trabalho. Com uma estrutura completa e equipe multidisciplinar altamente qualificada, a empresa está há anos atendendo clientes de todos os portes e segmentos, destacando-se por sua ética e profissionalismo. Como diferenciais, também realiza exames complementares e possui uma unidade móvel de atendimento.
Precisa de mais informações? Fale com a equipe especializada da empresa para esclarecer todas as suas dúvidas com os profissionais.